terça-feira, 12 de julho de 2011

ABENDI News - 220

Edição nº220 - Ano 10 - 2ª Quinzena de Junho de 2011

Abendi oferece bolsa para treinamento da AIEA

 

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em cooperação com o Governo do Brasil, representado neste caso pela Abendi, promoverá entre os dias 14 e 25 de novembro um treinamento para Níveis 3 em Partículas Magnéticas e Líquido Penetrante.
O treinamento faz parte do Projeto de Cooperação Técnica RLA/8/2004, do Fundo regional sobre qualificação e certificação de pessoal e da infraestrutura utilizada nos ENDs de sistemas, estruturas e componentes (ARCAL CXVII).

Aberto aos participantes dos Estados-membros da AIEA, o curso tem como objetivo principal objetivo treinar os Níveis 3 em PM e LP de acordo com o programa "IAEA TECDOC 628 Rev. 2 (2008)" de certificação.

Além dos temas mais específicos sobre PM e LP, serão abordados também: END, materiais, processos e defeitos; Estrutura do processo; Garantia de qualidade e padronização; Organização e administração de END; Qualificação e certificação de pessoas.

Os interessados em receber as bolsas de estudo deverão se inscrever até o dia 26 de agosto utilizando a plataforma InTouch, da Agência Internacional, através do link http://intouch.iaea.org.

Para mais informações entre em contato no e-mail intouch.contact-point@iaea.org

 

Nota de falecimento

 

É com profundo pesar que a Abendi comunica o falecimento, devido a um acidente de trânsito ocorrido em Passo Fundo, do profissional e sócio Maciel Luiz Beltrame, certificado nas técnicas de líquido penetrante e ensaio visual. A entidade se solidariza com os parentes e fica a disposição para qualquer eventualidade.

 

Comunicado Bureau de Certificação

 

O Centro de Exames de Qualificação (CEQ/ SENAI) de Contagem, Minas Gerais, voltou a aplicar exames práticos de PM-N2-S-Y. Os interessados em alterar o local ou agendar novas provas devem encaminhar um e-mail para snqc@abendi.org.br

 

 

Abendi aplica exames no Maranhão

 

A Abendi aplicará exames teóricos durante o 9º Encontro de END e Inspeção, que será realizado no dia 25 de agosto em São Luiz, no Maranhão.

Os interessados deverão enviar um e-mail para exames.maranhao@abendi.org.br até o dia 12/08/2011.

Mais informações sobre o evento acesse www.abendi.org.br/9encontro_maranhao

 

Inspeção de dutos é tema de curso da Abendi e FBTS

 

A Abendi realiza entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro o curso de Inspeção de Dutos Terrestres, Ensaios e Testes, com o objetivo de capacitar profissionais para atuar em gestão de programas de gerenciamento de integridade, inspeção e manutenção de transporte, transferência e distribuição na indústria de petróleo, petroquímica e alcooleira.

Durante o programa, serão apresentadas também as metodologias de detecção de processos de deterioração, avaliação de integridade estrutural e mitigação da probabilidade de ocorrência de falhas em dutos.

Os participantes, dentre eles, engenheiros, técnicos de inspeção de equipamentos, técnicos de manutenção e END, terão 40 horas de aula e poderão conferir informações sobre legislação, normas internacionais e brasileiras aplicáveis, além de outros assuntos relacionados com o tema.

Mudança na resolução
Desde fevereiro de 2011, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou uma nova Resolução, a "ANP Nº 6/2011" e o Relatório Técnico "ANP Nº 2/2011", que regulamenta as operações com dutos terrestres no Brasil.
Com isso, as empresas transportadoras têm seis meses para enviar relatório à ANP informando a situação de enquadramento dos seus dutos. Caso não estejam enquadrados (parcial ou total), estas empresas terão dois anos para os devidos ajustes.

O curso, aplicado na Abendi desde 2009 em parceria com a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS) é coordenado pelo engenheiro Luiz Antônio Ribeiro, Consultor Técnico em Inspeção e Integridade Estrutural de Dutos.

Para mais informações acesse o link http://www.abendi.org.br/FrmEventoMan.php?evt_codigo=375 ou entre em contato através do telefone (11) 5586-3141.

 

 


Confira a programação dos cursos de OTR´s através do link e faça sua inscrição
http://www.abendi.org.br/programacao_bimestral_link.html

 

Inscrições abertas para o 9º Encontro de END e Inspeção no Maranhão

 

 

 

A 9ª edição do Encontro Regional de END e Inspeção, promovido em São Luiz no Maranhão, no dia 25 de agosto, terá como objetivo divulgar o que está sendo produzido na área dos END e Inspeção, promovendo o intercâmbio de informação, tecnologias, experiências práticas e envolvimento dos interessados no tema na região Nordeste.

O evento contará com profissionais, pesquisadores e estudantes da área petroquímica, siderúrgica, gás, energia, construção civil, indústria automotiva.

Inscreva-se agora mesmo e participe do Encontro que trás como tema central a difusão dos benefícios do uso dos ENDs na exploração e produção de petróleo na indústria do Maranhão.

Para conferir a Programação Preliminar acesse: http://www.abendi.org.br/mmabendi/9_encontro_email_3.html

 

 

Última chamada para o envio de sinopses do
4º Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão

 

 

 

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Abendi promove em São Paulo a quarta edição do Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão que tem como objetivo apresentar tendências nacionais e internacionais da área e de suas certificações; aprimorar a competência dos auditores que já atuam no mercado; promover maior integração entre profissionais; e contribuir para aumentar o valor da certificação dos sistemas de gestão das empresas já certificadas.

Entre os profissionais esperados estão auditores, estudantes, colaboradores de empresas, organismos de certificação e treinamento, e representantes da ABNT e do INMETRO.

Não perca a última chamada para o envio das sinopses que deverão ser enviadas até o dia 22 de julho.

Acesse o site www.abendi.org.br/4encontro_auditores e saiba mais sobre o evento.

 

Abendi e ABROC firmam convênio

 

No início de junho, a Abendi firmou um convênio de cooperação com a Associação Brasileira dos Organismos de Certificação (ABROC) para o desenvolvimento da certificação de auditores de sistemas de gestão.

A ABROC é uma associação civil sem fins lucrativos que atua ativamente em defesa dos interesses dos organismos de certificação, em consonância com o preconizado pelos critérios de acreditação do INMETRO e de avaliação da conformidade no âmbito do SBAC ? Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, compulsória e voluntária.

O sistema de certificação de auditores da Abendi é o RAC (Registro de Auditores Certificados), que desde março de 2010 tem a acreditação concedida oficialmente pelo INMETRO para este escopo.

 

Presidente da Petrobras e Vice Primeiro Ministro Britânico
defendem parceria no setor de Pesquisa e Desenvolvimento

 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o vice primeiro ministro britânico, Nick Clegg, participaram da abertura do Painel Brasil - Reino Unido: Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em Energia, que ocorreu no último dia 22, no auditório da sede da Petrobras. O evento reuniu pesquisadores e representantes de universidades britânicas para tratar de temas como educação e pesquisa na área de energia.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Companhia (Cenpes) tem capacidade para ser o maior do mundo em pesquisas em águas profundas: "Duplicamos a capacidade física do Cenpes, reforçamos o corpo técnico e estimulamos a atração de investimentos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro", afirmou Gabrielli.

 

Saneamento é tema de evento em São Paulo

 

Promovida há 21 anos consecutivos pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), a Fenasan - Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente será realizada em conjunto com o Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), considerado o maior evento do setor na América Latina.

Os eventos, que ocorrem nos dias 01 a 03 de agosto, no Pavilhão Branco da Expo Center Norte, em São Paulo, deverão receber cerca de 10 mil pessoas, entre executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental.

Acesse o link http://www.fenasan.com.br/ e saiba mais sobre os eventos.

 

Prêmio sobre inovação será apresentado durante a Rio Pipeline

 

A Divisão de Sistema de Dutos (PSD), do Instituto Tecnológico Internacional do Petróleo (IPTI), subsidiado pela Sociedade Americana Internacional de Engenharia Mecânica (ASME), na sigla em inglês, criou o Prêmio Pipeline Global, a fim de reconhecer as inovações e avanços tecnologicos de organizações da área de transporte dutoviário.

O Prêmio reconhece os processos de inovações tecnológicas em todas as suas fases, desde o laboratório de investigação a consolidação dos resultados e desenvolvimento .

Dentre os objetivos estão:
-Promover o progresso e cooperação internacional no campo da engenharia de Sistemas de Dutos;
-Apoiar o ensino nesta área;
-Incentivar o intercâmbio de informações entre os pesquisadores e engenheiros;
-Promover atividades técnicas, incluindo conferências, e outras;
-Promover a segurança e o bem-estar público;
-Promover a preservação do meio ambiente;
-Promover o reconhecimento público da indústria de dutos.

A Divisão de Sistema de Dutos (PSD) premiará a organização que, na opinião da comissão julgadora, foi responsável pela conquista de maior destaque no campo da engenharia de dutos do ano em questão.

O prêmio será apresentado durante a Conferência Internacional Rio Pipeline 2011, apoiada pela Abendi, e que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
Confira mais informações nos sites http://www.ibp.org.br/main.asp?View={5D99112A-2BE3-4F29-8955-E36E50029744} ou http://www.asme-ipti.org/pipeline-division/gpa/

 

Malásia tem evento na área de END

 

A Sociedade Malaia de Ensaios Não Destrutivos (MSNT) promoverá nos dias 21 e 22 de novembro a 2ª Conferência e Exposição Internacional de Ensaios Não Destrutivos da Malásia (MINDTCE 11), em Negeri Sembilan. O evento será uma grande oportunidade de reunir a comunidade dos ENDs e da soldagem da Malásia, além de discutir os problemas mais comuns e soluções relacionadas às áreas industriais.

A International Committee for Non-Destructive (ICNDT) está apoiando oficialmente o evento.

Para mais informações clique aqui

 

Evento sobre END é realizado na Índia

 

A Sociedade Indiana de Ensaios Não Destrutivos (ISNT) promoverá entre os dias 8 e 10 de dezembro, o Seminário e Exposição Nacional de END (NDE-2011), em Tamil Nadu, na Índia.

Além do seminário, o evento contará com cem expositores que apresentarão os equipamentos e sistemas de indústrias de renome e organizações do país e do exterior.

Cerca de 1.200 participantes de diversas áreas industriais e instituições técnicas são esperados.

Veja mais informações sobre o evento www.nde2011.com

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA