terça-feira, 12 de julho de 2011

Poço no pré-sal já é o mais produtivo do país

A Petrobras comunicou no dia 07 (quinta-feira) que o poço 9-RJS-660, no campo de Lula, registrou o maior volume de produção da companhia para o mês de maio, média de 28.436 barris de petróleo por dia (bpd). É a primeira vez que um poço do pré-sal supera todos os outros da estatal explorados no pós-sal. Lula, antes chamado de Tupi, é o primeiro a produzir comercialmente no pré-sal da Bacia de Santos. "Esse resultado confirma o alto potencial dos reservatórios do pré-sal brasileiro, e, se considerarmos a produção de petróleo mais gás natural, o volume alcançou 36.322 barris de petróleo equivalente por dia (boed)", diz a nota enviada ao mercado pela Petrobras.


O poço está interligado ao FPSO Cidade de Angra dos Reis e é o primeiro dos seis poços de produção a serem conectados à embarcação. Além dele, já está conectado à plataforma um poço injetor de gás que, desde o início de abril de 2011, reinjeta no reservatório gás produzido pelo 9-RJS-660. Estão previstos também mais dois poços injetores, dos quais um de água e outro que alternará injeção de água e gás. A previsão é que o FPSO Cidade de Angra dos Reis esteja produzindo cerca de 100 mil bpd ao longo do ano de 2012. O consórcio que desenvolve a produção no bloco BMS-11, onde está localizado o campo de Lula, é formado pela Petrobras, que é a operadora, com 65% de participação, a BG Group, com 25%, e a Galp Energia, com 10%.

A declaração de comercialidade do campo de Lula foi realizada junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no dia 29 de dezembro do ano passado. Na mesma oportunidade, a Petrobras declarou que o antigo campo de Tupi passaria a ser chamado de Lula. À época, estatal já afirmava que Lula será o primeiro campo supergigante de petróleo do País (volume recuperável acima de 5 bilhões de boe).


Fonte: Nicomex Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA