sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Complexo do Itajaí é mostrado na Equipaindústria Itajaí

 


“A retomada e o fortalecimento da Indústria Naval Brasileira e a adaptação de Portos e Estaleiros para suprir a demanda offshore” foi o tema da apresentação que o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, fez no segundo dia do Equipaindustria Itajaí, Evento Multissetorial do Petróleo e Gás, realizado de 09 a 12 de agosto, no Centreventos Itajaí.

Ayres abriu sua palestra com uma apresentação do Complexo Portuário do Itajaí como um todo – abordando o Porto Público e demais terminais privativos que compõem o Porto Organizado, a localização estratégica, o crescente histórico de movimentação – e falou dos novos desafios do Porto, que estão atrelados ao atendimento aos novos navios que ingressam no mercado da navegação e à demanda gerada pela exploração de petróleo e gás na camada pré-sal.

Em dois anos de atividades, segundo a Petrobras, a Unidade de Exploração Sul da empresa, com sede em Itajaí, já supera toda a produção das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ainda em fase de testes, tem uma produção diária de 25 mil barris. O excelente resultado incluiu a região em um plano de investimento de US$ 224 bilhões entre os anos de 2011 e 2015, que representa o maior investimento mundial do setor.

“A exploração do pré-sal trará para o Complexo de Itajaí a possibilidade de operações offshore (atividade no mar), e de supply-boats (embarcação de suprimento) e precisamos adequar a nossa infraestrutura, não somente do Porto Público, como também dos demais terminais, para atender essa importante fatia de mercado”, disse Ayres.

O especialista destacou que estudos para operações de offshore graças à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da costa brasileira podem incrementar a navegação de supply-boats na costa catarinense e que Itajaí tem condições de dar apoio aos fornecedores do pré-sal, além de implantar outras atividades na área portuária, como o reparo de pequenas embarcações, entre outros serviços ligados direta e indiretamente à atividade.

Entre as ações da Autoridade Portuária de Itajaí para atender a demanda da Petrobras e dos novos navios que ingressam na navegação mercante, Ayres relacionou os projetos de dragagem e alargamento do canal de acesso ao Complexo Portuário – que possibilitarão operações com navios de 300 a 325 metros de comprimento, boca de 40 a 45 metros e capacidade de carga de 7 mil a 7,5 mil TEUs (Twenty-foot Equivalen Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) –, o projeto de recuperação e reforço do Molhe Norte e a melhoria dos acessos rodoviários.

Ayres mencionou ainda a construção da Via Expressa Portuária, obra do Governo Federal executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), para a qual há um convênio com a Prefeitura de Itajaí para as desapropriações das áreas por onde a via vai passar e o Porto de Itajaí já executou os projetos.

“Também é fundamental que implantemos a ‘Hidrovia do Rio Itajaí-Açu’, que vai possibilitar a instalação de outros terminais portuários a montante, que tendem a contribuir para atender a demanda da Petrobras e proporcionar aumento na movimentação da atividade de apoio às plataformas de petróleo”, acrescentou. Ayres destacou ainda a importância de uma nova bacia de manobras para o Complexo e a instalação do sistema de navegação VTMS (Vessel Traffic Management Systems).

Com relação ao entrosamento Porto/Cidade, Ayres abordou os projetos de ampliação do Terminal de Cruzeiros de Itajaí, o arranjo produtivo local do Complexo Portuário do Itajaí – que vai agregar qualidade aos serviços oferecidos no município –, a construção da Race Village – para sediar a etapa Itajaí da Volvo Ocean Race –, além dos projetos do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí e do Centro Comercial Portuário.

Para o Prefeito Jandir Bellini, Itajaí precisa estar preparada para este ‘pool’ de empresas que virá para Itajaí nos próximos anos, em decorrência da atividade da Petrobras. “Os anúncios da empresa são a certeza de que estamos no caminho certo”, disse. 
Fonte: Portogente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA