quarta-feira, 10 de março de 2010

Ser líder!!!

Ser líder



Ser líder é o sonho de muita gente. Passar a ser chefe, poder dar ordens, ganhar mais, têm tantas coisas boas... só que há grandes desafios em se ser líder, principalmente na primeira vez. E conhecer esses desafios pode ser a diferença entre conseguir ou não ser um bom líder.
O primeiro desafio em ser líder é entender que não há regras certas. Estamos lidando com pessoas, elas pensam de maneiras diferentes, têm preferências distintas, dias de bom ou mau humor, ou seja, as dicas servem para te ajudar a pensar, mas não são garantias de sucesso.
Depois de entender essa questão chave, começamos os desafios mais práticos. O caso mais normal de um novo líder é este ter uma promoção por bom desempenho técnico. O medo da empresa é perder um bom técnico e ganhar um péssimo gestor. Nesse sentido, você tem de aprender a delegar e ajudar a sua equipe a gerar valor para a empresa. Como líder, seu papel vai além da sua função e o seu resultado na verdade é o resultado de todo um time.
Voltando para o campo conceitual, outra distinção importante no papel do líder atual é entender que sua função é fazer o time funcionar e não necessariamente dar ordem. Há diversos best sellerscom argumentos nesse sentido, como o Monge e o Executivo, que afirma que um bom líder tem de saber servir.
Isso quer dizer que você tem de fazer de tudo para que sua equipe entregue valor, não basta dar as ordens, tem de criar as condições para que essas ordens aconteçam. Motivação é fundamental!
E no campo prático, uma outra questão chave é saber a diferença entre ser bom para o time e para a empresa. Como líder, sua responsabilidade é fazer com que o time gere valor para a empresa. Não é ser admirado e amado pelo seu time. Essa questão é fundamental para jovens líderes, que estão acostumados com os termos de gestão, querem ajudar seus times, mas acabam esquecendo que o primeiro objetivo do líder é fazer com que as atividades necessárias sejam cumpridas. Depois disso, se o time estiver feliz, melhor ainda.
São muitas as diversas dicas possíveis, mas você deve ter sempre em mente que não adianta culpar o time pelo fracasso, cabe a você virar o jogo.
Use a teoria, mas busque entender as características do time e da empresa, pois no fim todos devem querer um mesmo objetivo e você deve ajudar a dar a direção para chegarmos lá. Boa sorte!
Artigo complementar: Liderança nas empresas

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA