terça-feira, 19 de abril de 2011

Laboratório de Corrosão e Proteção - LCP


Fundado em 1963, o Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT dedica-se ao estudo da corrosão e proteção de equipamentos e estruturas metálicas, tornando-se um importante parceiro do setor produtivo do nosso país. Nos últimos anos, o Laboratório vem experimentando um crescimento exponencial da demanda por trabalhos de P&D e por serviços técnicos especializados.

O Laboratório de Corrosão e Proteção foi reinaugurado em julho de 2009 com tecnologia de ponta que o coloca entre os laboratórios mais avançados do mundo na área. São cerca de três mil metros quadrados de infraestrutura, com modernos equipamentos e instrumentos que possibilitam desenvolver projetos inovadores com competência e agilidade únicas no mercado.

Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor o LCP:

Corrosão interna de dutos
Conhecido como LACID, este grupo é referência mundial em ensaios voltados para avaliar a corrosividade de petróleo e derivados, especialmente por meio do ensaio NACE TM0172. As modificações, introduzidas neste ensaio pela equipe, já foram incorporadas à metodologia NACE TM 0172, devendo ser publicado em 2011. O LACID atua fortemente junto à Petrobras e à Transpetro no monitoramento da corrosão interna de dutos, inclusive oferecendo treinamento aos profissionais das empresas contratadas pela Petrobrás para realização do monitoramento em campo de dutos. Colabora também na avaliação da eficiência de inibidores e na determinação da concentração dos inibidores de corrosão para dutos de transporte e tanques de armazenamento. Por meio de Loops, avalia sondas de resistência elétrica e outros equipamentos empregados em monitoramento da corrosão interna de dutos. Desenvolve projeto de P&D e atua na área de análise de falhas. 


Corrosão externa de dutos

Conhecido como LACED, o grupo tem experimentado um avanço extraordinário nos estudos de proteção catódica, especialmente em dutos sob interferência de corrente alternada. Em trabalhos conjuntos com o Cenpes/Petrobras, recentemente desenvolveu uma metodologia para avaliar a corrosão por corrente alternada e concebeu a instrumentação para a realização de medidas em campo possibilitando uma previsão segura da probabilidade de ocorrência de corrosão na superfície externa de dutos catodicamente protegidos. Possui, também, um campo de teste que permite desenvolver estudos de proteção catódica associada à presença de bactérias em solos. Atualmente, está estudando a ação de descargas atmosféricas sobre dutos enterrados.
 


Equipe: 
O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT possui uma equipe técnica altamente qualificada composta por 40 colaboradores todos com dedicação exclusiva incluindo doutores, mestres, pesquisadores, técnicos e bolsistas. É reconhecido pelos seus pares, dentro e fora do país, como laboratório de excelência nos estudos de corrosão e proteção contra a corrosão, incluindo proteção catódica, proteção anódica, inibidores de corrosão e revestimentos metálicos e orgânicos. Tem, ainda, atuação marcante no campo da normalização de ensaios das entidades ABNT/ABRACO e NACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA