quarta-feira, 13 de abril de 2011

Plataformas Semi Submersíveis - Semisubs

Originalmente concebida como uma plataforma para operar com os pés apoiados no fundo do mar, as semi-submersíveis finalmente encontraram sua verdadeira vocação. Hoje as semisubs são as plataformas mais estáveis e muitas vezes são escolhidas para condições adversas devido à sua ótima estabilidade em águas agitadas, como é o caso dos poços em águas ultra profundas.
A semi-submersível é uma unidade projetada com um piso (drill floor) típico de plataforma, onde ficam os equipamentos de perfuração e outros compartimentos, ligados a esse piso pelas pernas da plataforma e que são considerados os cascos da plataforma, chamados pontoons, que ficam submersos e aonde há outros equipamentos, como bombas, thrusters etc. Um outro tipo de sonda de perfuração que pode perfurar em águas profundas ultra são os navios sonda, que podem, inclusive, acomodar mais equipamentos, mas as semisubs são escolhidas por sua ótima estabilidade. Este conceito de projeto, que permite à unidade submergir parcialmente, diminui tanto o caturro (movimento no sentido longitudinal da plataforma) quanto o balanço.
Plataforma Semi-Submersível
Quando em movimento (sim, muitas delas podem navegar), as semisubs não ficam mergulhadas na água. Somente durante as operações de perfuração é que elas ficam parcialmente submersas. Devido a sua capacidade de flutuar na água, o transporte dessas plataformas de uma locação para outra é relativamente fácil. Algumas semisubs movimentam-se através de operações de reboque ou então por navios semi-submersíveis (também conhecidos como navios-dique), que as transportam em seu convés, já outras têm o seu próprio sistema de propulsão.
Semisub sendo rebocada
Com base na forma como a plataforma está submerso na água, existem dois tipos principais de semisubs: “bottle-type” e “column stabilized”.
Semisub sendo transportada por navio semi-submersível, também chamado de navio-dique
As semisubs “bottle-type” possuem as pernas em forma de garrafa, logo abaixo do piso da perfuração, e são submersas enchendo alguns compartimentos localizados nos cascos (pontoons) e às vezes nas pernas com água. A primeira geração deste tipo semisub, originalmente foi concebida como submersível. Sendo submersíveis, essas pernas ficavam completamente cheias de água, apoiadas no fundo do oceano.
Plataforma “bottle type”
Com o passar do tempo, os engenheiros e arquitetos navais percebram que este tipo de plataforma poderia manter sua estabilidade se as pernas fossem apenas parcialmente submersas, permitindo que a smesmas perfurassem em águas ultra profundas. Amarras são então usadas para manter a semisub no lugar, e estas âncoras são a única ligação que a plataforma tem com o fundo do mar.
Âncora de Plataforma no convés de um AHTS
Sendo semi-submersível, a plataforma oferece uma estabilidade excepcional para as operações de perfuração. Além de ameaças climáticas ocasionais, como tempestades, ciclones ou furacões, alguns locais de perfuração, principalmente em água mais profundas, estão num mar constantemente agitado. Sendo capazes de perfurar em águas mais profundas e mais agitadas, as semisubs abriram um novo filão para as operações de exploração e desenvolvimento de campos de petróleo.
Ocean Novag – SS tipo “Column Stabilized”
As plataformas semi-submersíveis mais conhecidas são as “column stabilized”. Neste tipo deplataforma, dois cascos horizontais são conectados através de colunas cilíndricas ou retangulares no convés de perfuração, logo acima da água. As colunas menores, que são as diagonais, são usadas para suportar a estrutura.
A submersão este tipo de semisub é conseguido preenchendo parcialmente a casca horizontal com água até que o equipamento tem submerso até a profundidade desejada. Amarras de ancoragem da plataforma acima do bem e de posicionamento dinâmico pode ajudar a manter a semisub no local, também.
Submersão de Plataforma
As semisubs e outras unidades offshore são amarradas de forma sistemática, mas existem muitos arranjos diferentes para várias situações. A amarração é feita com uma série de âncoras, seguindo diversos padrões de amarração que são usados para manter a plataforma flutuante no local, como por exemplo amarração simétrica de seis linhas, amarração simétrica de oito linhas, amarração simétrica doze linhas, amarração de nove linhas 45i-90i, dentre outros.
Esquema didático mostrando amarração de uma SS
Esses “spreads” (arranjos / padrões) de amarração são escolhidos em função da forma daunidade a ser ancorada e as condições do mar no qual ela será ancorada.
Amarração de Plataforma
Como a operação no poço é extremamente precisa, é muito importante que a semisub seja mantida na posição, mesmo com ondas e ventos agindo sobre ela. Além disso, operando em águas ultra profundas, o riser de perfuração pode abranger milhares de metros do piso de perfuração da até o BOP, localizado nofundo do mar, bem na cabeça do poço.
O equipamento de perfuração é relativamente flexível, permitindo que o mesmo suporte pequenos movimentos causados pelo vento e pelas ondas, mas os risers de perfuração não deve ser forçados além dos seus limites, pois podem quebrar.
A Deepwater Horizon era uma Semi Submersível DP
Adicionalmente, um sistema de posicionamento dinâmico pode ser utilizado, bem como cabos de amarração para manter o equipamento no local. O posicionamento dinâmico usa motores diferentes ou unidades de propulsão a bordo para neutralizar as ações de agentes externos que tendem a tirar a plataforma de posição. Muitas vezes o sistema de posicionamento dinâmico é guiada por sinais de telemetria de balizas instaladas no fundo do mar, informações enviadas por satélite e até mesmo por movimentos angulares de um cabo.
Esperamos que esta matéria tenha sido bem elucidativa a todos os leitores.

Sds,

Carlos R. Oliveira
Controle  da  Qualidade
Carlinhosmg no Skype; Twitter e Facebook.
"Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada." (Socrates)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA