quarta-feira, 13 de abril de 2011

Craqueamento catalítico e catalisador.


(Aula do curso EQP 2011 - Unidade de Processo)


A Unidade de Craquemento Catalítico Fluído, também conhecida como U-5000 ou U-FCC, tem como objetivo a produção de alta octanagem. A U-FCC, ao contrário das unidades de destilação atmosférica e a vácuo, nas quais ocorria uma separação física em colunas de destilação, ocorrem também reações químicas, onde a carga da unidade é o gop, proveniente da U-4000, o qual entra em contato com minúsculos grãos chamados "catalisador", à uma temperatura de cerca de 500ºc, ocorre então a quebra dos hidrocarbonetos longos, gerando uma mistura de hidrocarbonetos menores, que são a seguir separados em uma coluna de destilação.
No fundo é retirado resíduo aromático (diluente óleo combustível/ venda), no meio óleo leve (diluente óleo combustível) no topo uma mistura de gás combustível, GLP e gasolina que são enviados para a unidade concentradora de gases (U-6000) onde são separados, após sendo tratados para a retirada de compostos de enxofre nas unidades 8000 e 12000.


São partículas finamente divididas, que possuem a função de auxiliar na reação de craqueamento, aumentando sua eficiência sem interferir na reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA