domingo, 3 de abril de 2011

Satélite revela imagem mais exacta da gravidade da Terra


A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) forneceu a mais precisa imagem da gravidade na Terra, através de informações recolhidas pelo satélite "GOCE", durante os últimos dois anos. Informações permitirão uma melhor compreensão da estrutura interna do planeta. Veja o vídeo.
Os cientistas europeus têm em mãos, agora, o acesso a um modelo "geoide" exacto (uma superfície projectada da Terra, que não é esférica), devido às medições precisas do satélite europeu, lançado para esta missão em Março de 2009. A "nova" Terra assemelha-se ao formato de uma batata.
O mapa mostra a superfície ideal do oceano, na ausência de marés e correntes marítimas, moldadas pela gravidade. A parte em amarelo corresponde às zonas onde a gravidade é maior, enquanto na parte azul a gravidade é menor.
Estes dados, divulgados, quarta-feira, durante uma conferência em Munique, servirão como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.
Além disso, servirão como base de estudo para a estrutura interna do planeta. Será possível compreender melhor os processos que levam à formação de terramotos de grande magnitude, como o que arrasou o Japão no dia 11 de Março.
Os sismos, imperceptíveis para os satélites que estão em órbita, deixam um "rasto" na gravidade do planeta, possibilitando uma percepção melhor dos seus mecanismos.
Fonte: Jornal de Nóticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA