sábado, 9 de abril de 2011

Vida no Alto Mar


Durante 14 dias, a vida de Fernando de Souza Rocha é no alto mar, dentro de uma plataforma de petróleo. Funcionário da Petrobrás, ele é técnico de manunteção mecânica e, como os seus 179 colegas da P-52, goza das suas três semanas de descanso. No intervalo do trabalho, veio a Içara, visitar sua namorada.
"Na plataforma, são turnos de 12 horas de trabalho. Vivemos em uma estrutura gigante de extração de petróleo que fica a 138 quilômetros da costa, na bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro", conta Fernando, que trabalha há quatro anos no mesmo local.
A P-52 é, atualmente, a plataforma de melhor produção da Petrobrás no litoral brasileiro. Ela está instalada na região onde operava a P-36, que afundou em março de 2001. "Herdamos alguns poços da P-36, e há lendas no mar de assombração", lembra.
Na plataforma, há bastante conforto. "Temos quadra de esportes, piscina, cinema, academia de ginástica e sauna", comenta Fernando. "Fazemos sete refeições diárias. A Petrobrás andava preocupada até que muita gente estava engordando." Embora o ambiente seja masculino, algumas mulheres trabalham no local. "Casamentos já se formaram inclusive lá".
A água potável consumida na plataforma é retirada do mar e dessalinizada. As comunicações funcionam plenamente, com internet e telefonia, e o transporte é permanente, com helicópteros ligando a P-52 com as demais e a costa. O meio ambiente é preservado, com uma estação de tratamento de esgoto própria, e a energia elétrica é gerada a partir do próprio gás extraído do poço perfurado. "Estamos suspensos, com mar profundo de 1,8 mil metros abaixo de nós, mas é uma vida fascinante".
Fernando sai de Içara e volta, em breve, a embarcar na plataforma, para mais duas semanas de trabalho.

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA