quarta-feira, 6 de abril de 2011

Petrobras vai construir uma nova refinaria no Ceará

 Uma nova refinaria, denominada Premium II, será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), numa área que engloba os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará. A localização apresenta vantagens logísticas, como facilidade de acesso marítimo através do Porto de Pecém, proximidade a estradas de ferro e rodovias.

Estamos na fase de licenciamento ambiental para instalação da refinaria. Com previsão de entrada em operação em 2017, sua capacidade será de processar 300 mil barris de petróleo por dia, produzindo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Uma faixa de dutos, com extensão prevista de 11 km, ligará a Refinaria Premium II ao porto de Pecém. 

A Refinaria Premium II é um empreendimento que vai impulsionar o desenvolvimento do Estado do Ceará, atraindo outras empresas, qualificando a mão de obra local, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e tributos e promovendo a melhoria das condições socioeconômicas da população.

Durante a fase mais ativa das obras, em 2015, serão gerados  20 mil empregos diretos. A mão de obra deverá ser prioritariamente das localidades próximas ao empreendimento e, para isso, serão disponibilizados treinamento e qualificação profissional, para que os trabalhadores locais possam ser aproveitados na fase de construção e operação da refinaria. Estima-se que o empreendimento gere cerca de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda. A qualificação dos profissionais para a área de construção civil será realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq).

Estão previstas 3.560 vagas para o Ceará, em cursos para pedreiro, carpinteiro, eletricista predial, encanador predial, soldador, entre outros, que serão distribuídas entre os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante. As reuniões com as prefeituras já estão em andamento para a definição dos locais dos cursos e divulgação do processo seletivo nos municípios.

Principais números da Refinaria Premium II

Local: Cacuia e São Gonçalo do Amarante (CE)
Capacidade: 300 mil barris por dia
Mercado: diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque
Geração de empregos: Mais de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

Fonte: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA