sábado, 17 de outubro de 2009

Você tem dificuldade em adormecer?




Não podes deixar que osproblemas te afectem o sono, fazendo com que fiques às voltas na cama á noite toda e no dia seguinte andares feita zumbi sem conseguires concentrar-te nas aulas.
É recomendável que durante o dia faças muitas actividades. Ao anoitecer, deves reduzir as tarefas e ficares no escuro, sem fazer nada, é uma boa maneira de te preparares para dormir. Quanto mais contraste houver entre noite e dia, mais fortificante será o sono.
Pensa que é o sono que define a tua vida. Se ele for bom, despertas pronta para conquistar o mundo, caso contrário, vais sair á rua embirrando com tudo. Sabias que o sono pode ajudar a consolidar a memória e a melhorar o sistema imunológico? Em vez de te acostumares às noites mal dormidas, procura o que estiver ao teu alcance para dormires como um anjo (lê algo antes de ires dormir). 
Tu consegues!


PIRATAS DE SONO

Insónia
A tão conhecida insónia é dividida em três tipos: a dificuldade para iniciar o sono; o acordar a meio da noite com dificuldade para dormir novamente; e o s
ono que dura poucas horas e que faz com que acordes cansada. É considerada insónia crónica aquela que dura mais de um mês. Conheça os outros.

Bruxismo

É o chamado ranger de dentes. É um tipo de tensão que impede o relaxamento.

Sonambulismo
As funções motoras despertam, mas a consciência continua a dormir.


Síndrome das pernas inquietas 
Formigueiro e movimentos involuntários das pernas. Impede o sono contínuo, ou seja, não descansas como deverias.


A dose ideal
A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa em função da genética, idade, actividades e ritmo biológico. Em média precisa-se de dormir de seis a oito horas. Mas há quem passe 12 horas na cama e outros que não precisam de mais de quatro horas, sem que isso seja necessariamente um distúrbio. Custar para adormecer nem sempre é sinal de insónia. Há casos em que se adormece mais tarde e acorda-se, consequentemente, mais tarde.


Que soninho bom...

  • Treina diariamente o agir sem qualquer expectativa.Normalmente fazemos as coisas esperando algo em troca. E isso gera ansiedade. Por isso, faz aquilo que gostas, mas evita ao máximo pensar em resultados.
  • Presta atenção à respiração! Sente o ar encher os pulmões e o abdómen, devagar. Expira aos poucos. Faz isso sempre que acordares a meio da noite, em vez de ficares desesperada porque não consegues voltar a dormir.
  • Fica atenta aos sinais do corpo. O corpo normalmente manifesta-se todos os dias no mesmo horário quando te deves deitar, mas, se não te deita para dormir, podes perder o embalo e aí vais ficar acordada mais tempo.
  • Procura alimentos com magnésio e cálcio. Por exemplo o primeiro mineral que encontras na banana e no iogurte actua como relaxante e combate o stress. O cálcio presente nos lacticínios em geral também funciona como tranquilizante natural.
  • Faz actividades físicas. Caso pratiques exercício físico ànoite, opta por exercícios moderados, como o ioga, alongamentos, hidro-ginástica. Se gostas de corrida, step, lutas e dança, opta pela manhã ou tarde.
  • Resiste ao impulso de te levantares à noite, caso acordes, para não criares um mau hábito. Vira-te para o lado e espera que o sono chegue.
  • Diz não aos cochichos durante o dia, se tiveres dormido mal a noite anterior. Tirar uma soneca após o almoço. Deita-te sempre no mesmo horário. Assim, é mais fácil chegar à fase de sono profundo, que ocorre na segunda metade da noite.
  • Procura manter o mesmo ritmo de sono todas as noites. Nada de recuperar o tempo perdido no fim-de-semana, dormindo até tarde. Isso faz com que fiques sem sono no domingo à noite e depois tens de acordar cedo no dia seguinte.
  • Evita o álcool. Ajuda a dormir, mas o efeito passa logo e despertas a meio da noite.
  • Expõem-te ao sol. A luz do dia melhora o sono. (não te esqueças do protector)
  • Caso não consigas mesmo adormecer, durante noites seguidas, consulta o teu médico sobre o uso de calmantes.
Fonte auto adolescência.

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA